Mortágua: Concelho passa a contar com três novas estruturas de turismo rural

Spread the love

FOTO DR

O concelho de Mortágua conta já com três novas estruturas para turismo rural. Trata-se da Casa da Eira e do Lagar de Varas, em Vale de Mouros, assim como do complexo de alojamento local de Mortazel Casas do Rio, visitados e inaugurados pela ministra da Agricultura na passada sexta-feira.
A Casa da Eira foi recuperada pela Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro e integrada no Parque Temático. Esta é a segunda habitação recuperada pela associação para alojamento local. A primeira, pronta em 2014, conta também com um núcleo museológico de antigas alfaias e máquinas agrícolas. Ambas as obras foram apoiadas pelo Município de Mortágua.

Raro lagar de varas
Alguns metros abaixo da Casa da Eira fica o Lagar das Varas, um dos poucos do género no concelho. De acordo com a autarquia, haverá mais dois do mesmo tipo (à base de varas) no concelho, mas são de particulares. O Lagar de Varas agora recuperado é da Junta de Freguesia de Espinho, e a sua recuperação e refuncionalização foi empreendida pelo município. Para tal, apresentou uma candidatura ao Gabinete de Ação Local da ADICES, no âmbito do PDR 2020 – Operação 10.2.1.6 – e estabeleceu um contrato de comodato com a junta de freguesia por 25 anos.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.