Coimbra: Semana Cultural da UC homenageia “essência” da Humanidade

Spread the love

FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

É à Humanidade – “por inteiro e com toda a sua densidade significativa e criativa” – que a Universidade de Coimbra (UC) dedica a 23.ª Semana Cultural, que vai decorrer entre 1 e 15 de março de 2021.
O anúncio foi feito ontem pelo vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, numa conferência de imprensa realizada na Faculdade de Letras da UC.
“Talvez nunca na história da Humanidade tivéssemos a consciência de viver, ao mesmo tempo, uma provação tão grande”, disse. Mas essa sensação, de acordo com o vice-reitor, despertou na humanidade aquilo que ela tem de melhor e que se exprime, “antes de mais, pela própria noção de cultura”. “Durante os meses de confinamento, e também agora, encontrámos na cultura aquela esperança que nos permite levar cada dia de melhor forma”, afirmou.
Delfim Leão lembrou, porém, que a Humanidade “tem de lidar também com o seu contrário, a sua expressão de desumanidade”, como acontece com “a experiência recente e avassaladora da pandemia”, que acaba por constituir “um daqueles momentos em que a realidade parece ser mais criativa do que a própria ficção”. Mas – notou – “é no meio dessas dificuldades que se afirma a fibra da existência humana”.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.