Opinião – Responsabilidade partilhada

Posted by

A Serra da Boa Viagem devia ser tutelada pelo município?

O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem é considerado um ex-libris do Concelho da Figueira da Foz e até mesmo da Região Centro, importando também referir que é a maior área florestal junto à cidade, contando com cerca de 400 hectares. De uma beleza ímpar e com um valor enorme ao nível de património paisagístico e ambiental. Mas a importância deste local tem passado à margem da organização que o tutela, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), tendo esta a responsabilidade da limpeza e manutenção do espaço.
Ao longo dos anos, muitos foram os acontecimentos que arrasaram a nossa importante área verde. Recordo os grandes incêndios de 1993 e de 2005. Em 19 de janeiro de 2013, a Figueira da Foz foi afetada por um temporal que derrubou árvores e colocou aquela zona florestal num local de difícil acesso onde até algumas áreas ficaram mesmo impedidas de passagens. O ICNF demorou meses para proceder à limpeza do local.
A 13 de outubro de 2018, a Zona Centro do país foi atingida pela tempestade “Leslie”, onde o nosso concelho foi o mais afetado, colocando a Serra da Boa viagem num estado caótico. Só após 6 meses foram iniciados os trabalhos de limpeza dos danos provocados pelos ventos intensos que se fizeram sentir.
Respondendo à questão, acho que o Governo central não se deve demitir desta responsabilidade. Além do mais fica a pergunta: Será que o Município teria a capacidade logística para a manutenção do extenso parque florestal? Penso que não! Apesar disso, o executivo municipal tem a responsabilidade de zelar pelo seu património e deve exigir, de uma vez por todas, a realização de um novo Plano de Ordenamento Florestal da Serra da Boa Viagem e também a consequente eliminação de espécies invasoras que se multiplicam naquela zona. Além de que devem também exigir, durante a época de calor, um reforço de meios de prevenção e combate a incêndios.
Tão responsável é o Governo nacional pelo estado de abandono que deixou chegar a Mata Nacional do Prazo de Santa Marinha, como o executivo socialista do nosso concelho se continuar a pactuar com este desmazelo que coloca em risco, principalmente, as pessoas que vivem próximas da Serra da Boa Viagem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.