Portugal registou, nas últimas 24 horas, 19 vítimas mortais e mais 2.577 infetados pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS) – já foram contabilizados, desde o início da pandemia, 2.316 óbitos e 118.686 casos confirmados de Covid-19.
Em comparação com ontem, confirma-se um aumento de 2,22% nos casos diários e de 0,83% no número de óbitos. Dos óbitos reportados, nenhum é da Região Centro, 10 residiam na região Norte do país, oito na zona de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e um no Alentejo.
Quanto ao número de recuperados, mais 1.035 tiveram alta no espaço de um dia, elevando o número total de pessoas curadas da Covid-19 em Portugal para 68.877.
Entretanto, do outro lado da fronteira, o Governo de Espanha aprovou hoje o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar o aumento de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro.
O estado de alerta – nome exato deste regime de exceção que corresponde a um estado de emergência sanitária – durará até abril, ou seja, seis meses, segundo a Radio Televisão Nacional espanhola (RTVE).
Além disso, incluirá um recolher obrigatório noturno, entre as 23H00 e as 06H00 em todo o país, segundo a mesma fonte. Espanha já registou mais de um milhão de casos de covid-19 desde o início da pandemia, entre os quais à volta de 35 mil mortes.