Elevador junto às Monumentais inclui passadiço superior

Spread the love

“Quiosque do Carolino” será reposicionado

O executivo municipal de Coimbra irá analisar, na próxima segunda-feira, o projeto base de arquitetura do elevador junto às Escadas Monumentais. A proposta, a que o DIÁRIO AS BEIRAS teve acesso, dá cumprimento à intenção “de implementação de meio mecânico capaz de proporcionar um acesso à zona da Alta Universitária complementar às Escadas Monumentais”.
Este equipamento terá uma altura aproximada de 21 metros e uma projeção de 60 metros de comprimento. Um conjunto composto por três momentos: “a praça de acesso inferior, o percurso elevado (coluna instalada na lateral direita das Escadas Monumentais) e a praça de acesso à cota superior (ponto de chegada à Alta Universitária).
Ocultos na encosta, foram adicionados dois pequenos compartimentos laterais, ao nível da praça da cota inferior, para acolher os equipamentos das infraestruturas e de apoio ao funcionamento e manutenção do conjunto.

Acesso inferior
A implantação do elemento vertical será recuada para meia encosta, levando a que seja criada umqa zona coberta/enterrada que serve de resguardo à entrada/saída das cabines do elevador. A praça inferior servirá de arranque do atual percurso transversal e uma plataforma elevada para o reposicionamento do monumento “Peço a palavra”.
O acesso superior até à coluna de elevadores, irá ser efetuado por um passadiço aberto sobre a paisagem através da criação de uma secção transversal com a face inferior em forma de “V”.

Acesso superior
Já o ponto de chegada à Alta Universitária será efetuado no espaço disponível entre o cimo das Escadas Monumentais e o edifício do pórtico de entrada do antigo hospital. Esta zona, atualmente ocupada pelo “Quiosque do Carolino”, será regularizada e a estrutura reposicionada depois de sofrer obras de restauro/reabilitação. O projeto prevê ainda o rebaixamento parcial do murete em granito, “que acompanha o remate superior das Escadas Monumentais e a criação de um banco ao longo da lateral do edifício de pórtico de entrada”.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.