Coimbra: Protocolo cria 18 lugares para carregamento elétrico no Vale das Flores

Spread the love

DB-Pedro Ramos – A cerimónia decorreu ontem no Vale das Flores, junto à Oficina Municipal do Teatro

O protocolo ontem assinado entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Mobi.E vai permitir criar 18 lugares de estacionamento para carregamento de veículos elétricos.
Trata-se da instalação de um “hub” de nove postos no parque de estacionamento localizado junto à Oficina Municipal do Teatro, no Vale das Flores.
De acordo com informação da autarquia, dos nove postos, um é de carregamento ultrarrápido (150kW), três de velocidade rápida (50kW) e cinco de normal (22kW).
Luís Barroso, diretor executivo da Mobi.E, prevê que o “hub” deve estar instalado e em funcionamento no primeiro semestre de 2021.
Manuel Machado sublinhou que a mobilidade elétrica é uma prioridade assumida pelo município. Afirmou ainda que este local foi escolhido por ser simultaneamente uma “entrada na cidade” e “coração da cidade”.
Esta instalação realiza-se após o Governo e a mobi.E terem identificado Coimbra como uma das 10 cidades a receber estas estruturas. A medida está integrada no Programa de Estabilização Económica e Social para fazer face à crise provocada pela pandemia.
Os custos da instalação são suportados pela Mobi.E que depois lançará concurso público para a concessão da exploração, operação e manutenção do “hub”, por 10 anos.

Mais de 80 lugares para bicicletas
Após esta assinatura, foi consignada a instalação de 83 postos de parqueamento de bicicletas na cidade, assim como cinco oficinas self-service.
Trata-se de um investimento de 100 mil euros inserido no PEDU. A empreitada ficou a cargo da empresa Calado &Duarte Lda.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.