Cinco novas ETAR de Condeixa-a-Nova inauguradas na sexta-feira

Posted by
Spread the love

FOTO DR

Cinco novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que já se encontram em funcionamento e que permitiram atingir 90% de cobertura de rede de saneamento no município de Condeixa-a-Nova vão ser inauguradas na sexta-feira.

As ETAR e o respetivo fecho de redes das povoações de Caneira, Casal de São João, Lameira, Casal das Figueiras e Vale de Janes representaram um investimento global de 1,1 milhões de euros e beneficiaram do cofinanciamento da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Segundo a autarquia, “trata-se de um investimento determinante para a melhoria dos índices de qualidade de vida da população, para a preservação de recursos e para o desenvolvimento sustentável do município” de Condeixa-a-Nova.

“Se considerarmos que, em 2009, segundo dados reportados ao INSAAR (Inventário Nacional de Sistemas de Abastecimento de Água e de Águas Residuais), tínhamos apenas 71% da população de Condeixa servida por sistema público de saneamento de águas residuais, este investimento representa um salto decisivo naqueles que são os nossos objetivos”, sublinhou o presidente da autarquia, Nuno Moita da Costa.

O autarca congratulou-se pelo facto de o último ciclo de financiamento europeu ter permitido aos municípios “investir na infraestruturação do território em termos de saneamento” e assegurar “uma proteção ambiental que garanta a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos, em particular nos territórios de baixa densidade, onde existe maior necessidade de investimento”.

As obras de 1,1 milhões de euros serão inauguradas pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

No que respeita a infraestruturas básicas, o município de Condeixa-a-Nova definiu como prioridade a melhoria das redes de saneamento de águas residuais, com o objetivo de proporcionar condições básicas de qualidade ambiental.

A gestão do sistema de saneamento de águas residuais em baixa é assegurada pelo município de Condeixa-a-Nova e o sistema em alta utilizado é assegurado pelas Águas do Centro Litoral, S.A.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.