Aulas presenciais no IPC com lotação das salas reduzida devido à covid-19

Posted by
Spread the love

DR- A ESAC é a única escola que aposta em ter todas as aulas presenciais, dividindo-as pela manhã e tarde

Para minimizar os riscos decorrentes da atual pandemia de covid-19, o regresso às aulas presenciais obrigou a uma logística complexa, de modo a garantir a segurança de alunos, professores e funcionários, nas várias escolas do Instituto Politécnico de Coimbra.
No novo ano letivo, a Coimbra Business School | ISCAC pretende assegurar o maior número possível de aulas presenciais. Para este regresso às aulas em segurança, reduziu significativamente o número de pessoas que poderá estar, ao mesmo tempo, dentro da escola. Num universo de cerca de 4000 alunos, tudo foi preparado para que “não estejam na escola, em simultâneo, mais de 500 pessoas, somando alunos, docentes e funcionários”, afirma Pedro Costa, presidente da Coimbra Business School | ISCAC.
Para isso, “as aulas presenciais serão alternadas e rotativas, obedecendo a uma escala semanal”. Nesta escala, ficará sempre assegurada “a presença dos alunos que comprovadamente não disponham de meios informáticos para terem aulas online”, refere Pedro Costa.
As aulas presenciais são ministradas em salas equipadas com câmaras e microfones de ambiente, para transmissão online em tempo real. “A intenção é que os alunos que não possam ter aulas presenciais, as tenham online, com qualidade e com meios para intervirem”, explica o responsável.
No ISCAC as aulas continuarão a funcionar num horário alargado, entre as 08H30 e as 24H00. Concordando com o regresso das aulas presenciais, que considera o “princípio basilar de uma escola”, Pedro Costa apela à “responsabilidade individual dos alunos”, em especial dos novos alunos, instando-os a “reforçar as regras e comportamentos de cuidado”.

ESAC é a exceção
A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) adotou também todas as regras e medidas gerais da Direção-Geral da Saúde. Assim, serão garantidos o uso obrigatório de máscara e o afastamento de um a dois metros entre as pessoas, entre outras medidas. Nos anfiteatros, por exemplo, “foi retirada a primeira fila de cadeiras”, de modo a garantir o distanciamento, explica João Noronha, presidente da Escola.
A ESAC acaba por ser a exceção entre as seis escolas do Politécnico de Coimbra, uma vez que vai apostar em ministrar todas as aulas de forma presencial e não tanto num regime misto, uma vez que as aulas a transmitir online serão residuais. Assim, no modelo adotado, os primeiros anos terão aulas presenciais da parte da manhã, e os segundos anos da parte da tarde. As aulas dos restantes anos das licenciaturas da escola serão divididas pela manhã e pela tarde e as aulas dos mestrados pela sexta-feira e sábado.
João Noronha admite que este modelo venha a resultar, “dada a dimensão das turmas” e o facto de a escola ter cerca de um milhar de alunos e algumas aulas de campo. Neste esquema, “metade dos alunos terão aulas de manhã e a outra metade de tarde, sempre em regime presencial”, explica.

Evitar aglomerações é palavra de ordem
Também na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), afirma o seu presidente, Rui Antunes, a presença em simultâneo de alunos “foi reduzida para mais de metade, dada a capacidade das instalações”.
As aulas presenciais irão decorrer de forma alternada e rotativa, com periodicidade semanal, e foram instalados todos os dispositivos para que sejam transmitidas online em tempo real para os alunos que ficam em casa.
A palavra de ordem é “evitar aglomerações de pessoas”. Assim, a lotação das salas, que era de 45 a 50 alunos, foi reduzida para 20, as turmas desdobradas e os horários alargados, destaca o presidente da ESEC. Nos cursos de desporto serão seguidas as recomendações para a disciplina de Educação Física no ensino básico, respeitando a distância de três metros entre os alunos.
“Não será um ano normal, mas pretende-se que seja o mais normal possível. A escola é uma atividade por natureza presencial, de grupo e de partilha”, diz Rui Antunes, ao afirmar a sua total concordância com o regresso do ensino presencial. tutoriais

Pode ler a reportagem completa sobre a abertura das aulas nas escolas do IPC na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.