Águas da Figueira investe na eficiência do serviço através da inovação tecnológica

Posted by

Arquivo-J.A. – João Damasceno, diretor-geral da Águas da Figueira

A concessionária de água e saneamento da Figueira da Foz, Águas da Figueira, está a cumprir o plano de investimentos para a instalação de um sistema inteligente de contagem telemétrica. A solução, desenvolvida em parceria com a empresa figueirense CWJ, está a ser instalada e abrangerá todos os contadores.
As soluções de telemetria aplicadas pela empresa visam uma maior eficiência na utilização do recurso natural, através da monitorização, em tempo real, dos consumos. A concessionária avançou ao DIÁRIO AS BEIRAS que um dos sistemas permite verificar que entre 23 por cento a 25 por cento dos clientes apresentam pequenas anomalias nos seus dispositivos de utilização de água (autocolismos).“Apesar de terem um impacto económico muito reduzido, traduzem-se num gasto despropositado e inadequado de água potável”, ressalva.
O sistema Conta-gotas é uma “ferramenta que permite o controlo e racionalização dos consumos de água”. É “grátis, de fácil acesso” e inclui um “inovador serviço de alarme que avisa o cliente em caso de consumo anómalo, fuga ou rotura”. Neste momento, está disponível para sete mil clientes, contando, já, com cerca de um milhar de adesões. Anualmente, a empresa regista cerca de 300 eventos de clientes que são afetados pela ocorrência de roturas nas redes prediais, com “um fortíssimo impacto económico para os mesmos”.

Pandemia altera consumos
A pandemia obrigou a Águas da Figueira a tomar medidas internas de segurança sanitária. E, estas visando os clientes, foram suspensas as leituras casa a casa e as penalizações sobre os pagamentos em atraso. Na fase mais crítica, coincidindo com o confinamento e o layoff simplificado, devido à redução de rendimentos dos agregados familiares, foi solicitado apoio social por parte de 50 consumidores e aumentaram os pedidos para pagamento em prestações.

Pode ler o texto completo e consultar o suplemento especial do Dia Nacional da Água na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.