Valor do fado de Coimbra “é inquestionável” com ou sem concurso

Spread the love

O facto de os estudantes estarem fora da cidade e de não serem os principais “consumidores” de programas televisivos como o 7 Maravilhas da Cultura Popular terá contribuído para que o Fado de Coimbra não tivesse conseguido chegar à final do concurso da RTP.
Emanuel Nogueira, presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC), acredita que a mobilização seria diferente se os estudantes não estivessem de férias, até porque – reforça – “tanto a direção-geral da AAC como a autarquia fizeram uma campanha de apelo ao voto muito bem feita”. Contudo, “as terras mais pequenas souberam mobilizar-se de forma diferente, de modo a garantirem a passagem à final do concurso”, diz.
O presidente da DG-AAC partilha a opinião. “Havia interesse muito grande de outros participantes em passarem à final e conseguiram organizar-se. Candidaturas que, para se darem a conhecer, precisam mais deste tipo de concurso do que nós. Mas estamos muito felizes porque foi uma experiência incrível e porque o valor do Fado de Coimbra é – e será sempre – inquestionável”, salienta o dirigente associativo.
Apesar de lamentar que o Fado de Coimbra não tenha passado à última etapa do concurso – “desfecho que consideraria mais do que justo” –, a vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra, Carina Gomes afirma que a participação do Fado de Coimbra no programa 7 Maravilhas da Cultura Popular foi importante para reforçar a promoção deste património.
“Contudo, trata-se de um concurso que não avalia nem o mérito, nem a visibilidade, nem a importância das tradições, uma vez que o método de seleção se baseia em voto por chamada telefónica”, reconhece. “Para a Câmara de Coimbra, foi mais uma oportunidade de dar visibilidade a esta marca identitária da nossa cidade, em parceira com a AAC, à qual agradecemos o empenho e o entusiasmo. Da nossa parte, continuaremos a trabalhar para preservar, promover e divulgar o Fado e a Canção de Coimbra, como temos feito nos últimos anos”, garante.

A esse propósito, a vereadora recorda que no final deste mês de setembro haverá a terceira edição do Festival “Correntes de um só rio”, dedicado precisamente ao fado, à canção e às Guitarras de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.