UC garante 630 mil euros para projetos de cidadania e ‘software’ sustentável

Posted by
Spread the love

FOTO DR

Dois projetos de parcerias estratégicas coordenados pela Universidade de Coimbra (UC) conquistaram financiamento europeu de 630 mil euros para promover ‘software’ informático sustentável e iniciativas de cidadania europeia, no âmbito do programa Erasmus +, foi hoje anunciado.

Um dos projetos é coordenado por João Paulo Fernandes, do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e pretende promover a sustentabilidade no desenvolvimento de ‘software’ informático.

O outro é coordenado por Dulce Lopes, da Faculdade de Direito (FDUC) e tem como objetivo incentivar a realização de Iniciativas de Cidadania Europeia.

Ambos os projetos assumem, principalmente, um caráter formativo.

O “SUSTRAINABLE – Promoting Sustainability as Fundamental Driver in Software Development Training and Education”, que junta 10 parceiros, de sete países, e que vai receber cerca de 350 mil euros, surgiu da “crescente preocupação global com as questões de sustentabilidade ambiental, que ainda não está refletida nos currículos de ensino superior na área da engenharia informática”, explica João Paulo Fernandes, num documento divulgado pela UC.

“Controlar o ‘software’ é crucial para reduzir a cada vez maior pegada energética dos sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação”, explica o coordenador.

O projeto SUSTRAINABLE defende a introdução de todas as facetas da sustentabilidade como uma preocupação principal no desenvolvimento de ‘software’.

“Queremos que estes fatores sejam um tópico importante na formação dos engenheiros informáticos do futuro”, diz João Paulo Fernandes.

Já o projeto “ECI: From A to Z: European Citizens’ Initiative: A Tool for Engagement and Active Citizenship”, junta quatro parceiros, de quatro países, e vai receber cerca de 280 mil euros.

O objetivo é “envolver estudantes do ensino superior na produção de Iniciativas de Cidadania Europeia, procurando desenvolver a sua consciência europeia”, esclarece Dulce Lopes.

“A ideia é colocar os estudantes a debater e a agruparem-se na defesa de um projeto comum de Iniciativa de Cidadania Europeia [proposta legislativa que um grupo de cidadãos pode apresentar à Comissão Europeia]. Vão ter de arranjar um tema que interesse a todos e apresentá-lo de forma consolidada”, refere a docente e investigadora da FDUC.

Para o vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, a conquista de financiamento por estes projetos apresentados no âmbito do programa Erasmus + “confirma a excelência” dos investigadores e dos serviços técnicos de apoio às candidaturas e sua monitorização.

“Num ano particularmente difícil em matéria de internacionalização, trata-se de mais uma ótima notícia, na linha dos apreciáveis financiamentos garantidos para a mobilidade de docentes, alunos e pessoal técnico”, conclui o vice-reitor.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.