Opinião: Existe um plano?

Posted by

A câmara deve prolongar os programas sociais da crise pandémica até 2021?

O confinamento social foi a medida que o mundo e o nosso país teve que adoptar, de forma extrema, para controlar o impacto do Covid-19. As perturbações provocadas na vida de cada um de nós foram enormes e sem precedentes. A redução dos salários, o desemprego e o aumento de situações de isolamento, com a paragem quase total do país, veio intensificar, revelar e criar muitas fragilidades sociais para diversas famílias.

Quando esta pandemia vai acabar? Ninguém sabe. Infelizmente os casos aumentam, demonstrando que ainda estamos longe de uma solução eficaz contra o vírus. Apesar de ser uma situação de que não há memória, urge a atuação eficaz e rápida de apoio a quem mais sofre com o impacto desta crise, que deve continuar até 2021 ou até a situação estabilizar.

No que toca a medidas sociais de combate à crise pandémica por parte da câmara, encontrei algumas, mas existe uma estratégia bem estruturada, com uma intervenção cada vez mais personalizada e adaptada às necessidades de cada pessoa/famílias identificadas? Se existe, desconheço!

Existe uma relação concertada entre as diversas entidades que atuam no terreno e que conhecem as realidades existentes e a autarquia? Existe um plano ou apenas medidas avulsas?

O que constato é o executivo da câmara preocupar-se em: embelezar muros, adaptar as “figas” à nova realidade pandémica, comunicar que as diversas obras estão a caminho de estarem concluídas, independentemente dos negócios destruídos e dos postos de trabalhos perdidos. Anunciarem que o verão correu muito bem.

A justificarem as trapalhadas do Paço de Maiorca ou a colocarem “paninhos quentes” num presidente de junta que chama ignorantes aos seus fregueses. Mas nunca constatei nenhuma notícia que informasse as pessoas dos programas sociais que existem relativamente aos tempos que atravessamos e como podem chegar a eles.

Se o que conta é a propaganda política e as futuras inaugurações. Se não interessa a informação de apoios sociais chegar a quem mais precisa. Se não existe um plano estruturado e abrangente sobre esta matéria, de nada servem as medidas escritas num papel.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.