Covid-19: Testes aos profissionais da educação de Soure deram negativo

Posted by
Spread the love

FOTO ARQUIVO DB/LUÍS CARREGÃ

Os cerca de 400 testes serológicos de despiste e diagnóstico da covid-19 realizados pelo município de Soure aos profissionais do setor da educação do concelho deram todos negativos, foi hoje anunciado.

Segundo aquela autarquia do distrito de Coimbra, que tomou a iniciativa antes da retoma da atividade letiva, os testes abrangeram assistentes operacionais afetos a estabelecimentos escolares, motoristas e vigilantes municipais, e pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure e do Instituto Pedro Hispano.

“Neste processo, sob supervisão da autoridade de saúde local, foram identificados para monitorização cerca de 50 casos, que efetuaram o teste do SNS e cujos resultados finais agora apurados indicam não haver qualquer situação referente a covid-19”, refere a Câmara de Soure, através de um comunicado enviado à agência Lusa.

Deste modo, “é possível esclarecer que não existe nenhum foco ativo do vírus em agregados familiares com alunos ou ligados ao setor da Educação no concelho, pelo que é, à presente data, seguro retomar as atividades escolares”.

No entanto, a autarquia alerta para a necessidade da manutenção dos cuidados de prevenção, como a utilização de máscara e o cumprimento da etiqueta respiratória e do distanciamento social, que são fundamentais para a saúde e segurança de todos.

“O regresso às aulas não deve ser encarado com alarmismo, mas sim com prudência, solicitando-se a adoção de comportamentos responsáveis”, refere o comunicado.

O município de Montemor-o-Velho salienta que, em articulação com os seus parceiros e a autoridade de saúde local, “tem vindo a implementar procedimentos e medidas nos estabelecimentos de ensino da sua competência, designadamente através do reforço de equipamentos de proteção e produtos desinfetantes, bem como fornecendo formação aos seus trabalhadores para lidarem adequadamente com as contingências atuais”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.