António Arnaut retratado por uma centena de artistas

Posted by
Spread the love

Abre no próximo sábado, 5 de setembro, a VII Bienal de Humor de Penela. É uma iniciativa da Casa Família Oliveira Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal de Penela e a Junta de Freguesia do Espinhal.
A organização refere que, “num momento em que nada antecipava a crise pandémica que vivemos, o tema escolhido em 2020 para a VII Bienal de Humor é “Rir Da e Com a Saúde”. Desta ideia surgiu uma secção própria do evento, que é dedicada ao “retrato-charge”.
Neste âmbito, a imagem e obra do penelense António Arnaut – jurista que morreu a 21 de maio de 2018 e reconhecido como o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – foram escolhidas como mote para um concurso temático, com a participação de centenas de artistas,104 dos quais selecionados, com um total de126 retratos e caricaturas. Aqui destaca-se a caricatura de António Arnaut realizada por “Henrique”, que o DIÁRIO AS BEIRAS publica hoje em antecipação.
No seu todo, a bienal inclui uma seleção de trabalhos de 480 artistas e cartoonistas, oriundos de 74 países. Trata-se de um evento de grande implantação internacional, estatuto que lhe advém dos14 anos de existência.O humorista Ricardo Araújo Pereira – sendo embaixador do evento – estará presente no encerramento, a 29 de setembro, para a entrega de prémios. Fará também uma declaração pessoal a transmitir no dia da inauguração, onde é esperado o Presidente da República, mas ainda sem confirmação.
A edição deste ano inclui também, pela primeira vez, jovens desenhadores, “o que faz antever futuros artistas no concelho”, refere a neta do patrono da exposição, Paula Guimarães.
Durante este mês, o evento decorre em cinco locais do concelho, mas num formato diferente em relação às edições anteriores. Ou seja, a exposição pode ser apreciada através de visitas virtuais, entrevistas e testemunhos dos artistas nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.