Opinião: Pacto pelo Cabedelo

Posted by
Spread the love

É a favor de um acordo extrajudicial para o parque de campismo do Cabedelo?

Começo com três breves notas de contextualização da resposta à pergunta desta semana:
1. Venho referindo há alguns anos que o Cabedelo é um diamante por lapidar, o que pressupõe a possibilidade única e irrepetível de aperfeiçoar o espaço, dotando-o das condições que lhe permitam tornar-se efetivamente um produto turístico de excelência, mas também um risco, proporcional ao valor inicial acrescido do valor incorporado: o de estragar tudo;
2. Este processo de intervenção no Cabedelo, como praticamente todos os que têm envolvido a Câmara Municipal da Figueira, nos últimos anos, começou mal, seguiu opaco e atrapalhado, e ameaça terminar sem acrescentar nada de significativo, apesar de envolver significativas quantias de dinheiro;
3. No momento em que estamos, nenhum dos diretamente envolvidos já ganhou alguma coisa, arriscando-se todos a perder quase tudo, com prejuízo presente e futuro do concelho da Figueira.
Assim, deixando para a Justiça aquilo que dela é, importa deixar claro o que desejo: um acordo em que todos fiquem a ganhar.
Pergunto: não seria preferível propor à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, tendo em conta o seu interesse neste concelho há décadas e a sua experiência no setor, um investimento num novo Parque de campismo, projetado para o futuro e contemplando as tradicionais e as novas tendências?
Mais: porque é que o Município da Figueira da Foz, não tendo ganho na sua decisão de tomar posse administrativa do Parque, a 1 de agosto, não muda de atitude, encetando uma verdadeira política de auscultação dos envolvidos, para, a partir daí, e com o contributo da comunidade, construir um novo Cabedelo?
E ainda: não é possível que a Administração do Porto da Figueira da Foz, uma das Entidades envolvidas, utilize o seu capital institucional para, de facto, exercer a sua influência, agregando as partes em conflito?
Portanto, mais do que um acordo extrajudicial para o Parque de campismo do Cabedelo, defendo um Pacto pelo Cabedelo.

Pode ler a opinião de Teotónio Cavaco na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.