Município de Cantanhede inaugura Rota da Vinha com 14 quilómetros

Posted by

FOTO DR

A Rota da Vinha de Cantanhede, com um trajeto de 14 quilómetros repartido por duas freguesias, vai ser inaugurada no domingo, anunciou hoje a Câmara Municipal.

A iniciativa começa no largo do Terreiro, em Cordinhã, às 17:00, com uma cerimónia inaugural, seguida de “uma pequena caminhada de participação livre”, de cerca de três quilómetros, até ao largo do Olival, em Ourentã.

“O percurso permite vivenciar ao longo do ano as diversas fases” da atividade vitivinícola, “desde a poda e a empa (colocação de estacas para suportar a planta), que se realizam no inverno, passando pela floração das videiras, que ocorre na primavera, e pela chamada ‘poda verde’, que se concretiza no verão, concluindo-se no outono com a tão desejada e ansiada vindima”, refere a Câmara de Cantanhede em comunicado.

Segundo a autarquia, no distrito de Coimbra, presidida pela social-democrata Helena Teodósio, a Rota da Vinha resulta de uma parceria do município com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e as juntas de freguesia de Cordinhã e Ourentã.

A concluir o programa, os participantes poderão ainda “usufruir de apresentações vínicas e gastronómicas, de forma a assinalar a abertura oficial de um itinerário concebido para fomentar a descoberta das vinhas da Região Demarcada da Bairrada, um património tão importante” para as duas freguesias, bem como “os seus importantes recursos naturais e biodiversidade”, de acordo com a nota.

O projeto foi desenvolvido pela Câmara Municipal “no âmbito de uma ação de estruturação de um produto turístico”, promovida pela CIM, com vista à “valorização dos corredores de património natural” da Região de Coimbra, tendo neste caso como referência a vinha e o vinho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.