Incêndios: Fogos na Sertã e Ourém concentram 350 operacionais e 11 meios aéreos

Posted by

DR

Dois incêndios em povoamento florestal, um no município de Ourém, Santarém, e outro na Sertã, Castelo Branco, eram às 17H30 de hoje aqueles que mais meios concentravam, com mais de 350 operacionais e 11 aeronaves.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo de Ourém, na freguesia de Atouguia, lavra em povoamento florestal desde as 15H27 e está a ser combatido por 169 operacionais, apoiados por 51 viaturas e três meios aéreos.

“Ao início desenvolveu-se com muita intensidade, devido ao forte vento e ausência de acessos”, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, indicando que atualmente já existem “meios posicionados” no ataque às chamas, embora o incêndio permaneça em curso.

Pelas 15:29 foi dado o alerta na Sertã, no distrito de Castelo Branco, para outro incêndio florestal, este em zona de mato, que tem no combate 193 operacionais, apoiados por 52 viaturas e oito meios aéreos.

De acordo com o CDOS de Castelo Branco, as chamas “de momento não ameaçam povoações”, embora lavrem com intensidade perto da localidade de Marmeleiro.

“Estamos a fazer reforço de meios, há mais meios a ir para o local”, indicou a mesma fonte.

No distrito do Porto, outro incêndio em mato, no concelho de Santo Tirso, concentrava um total de 133 operacionais, apoiados por 33 viaturas e três aeronaves, segundo a página da AENPC.

No total, às 17H30 estavam em curso no continente 11 fogos florestais, combatidos por 847 operacionais, 230 viaturas e 24 meios aéreos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.