Futebol: Competições distritais começam no início de outubro

Posted by
Spread the love

Arquivo-Carlos Jorge Monteiro

Depois da paragem forçada das competições distritais de futebol em março, devido à covid-19, o regresso das provas no distrito de Coimbra deve acontecer em outubro.
De acordo com o comunicado divulgado pela Associação de Futebol de Coimbra (AFC), a primeira jornada das provas seniores (Divisão de Honra e 1.ª Divisão) deve decorrer a 4 de outubro e, no dia anterior, são os juniores (1.ª e 2.ª Divisão) a dar “ o pontapé de saída” na época 2020/2021. O início das provas está sempre sujeito à evolução da situação da covid-19 no país.
“Em princípio são essas as datas [ 3 e 4 de outubro] de início. Atendendo às circunstâncias que vivemos em Portugal, decidimos prolongar a data para começar”, assumiu ao DIÁRIO AS BEIRAS o presidente da AFC, Horácio Antunes. “Temos um plano B caso o início tenha de ser atrasado”, garantiu.
Os restantes escalões de formação começam a partir de 19 e 20 de outubro.
“Entendemos que seria oportuno começar a atividade no primeiro fim de semana de outubro com os seniores e os juniores. A partir do fim de semana de 19 e20 de outubro começam os restantes escalões”, frisou.
Os calendários devem ser conhecidos no início de setembro. “A data dos sorteios ainda não está definida, mas em princípio será na primeira semana de setembro”, revelou Horácio Antunes.

Apoios aos clubes
A AFC vai apoiar os clubes, de futebol e futsal, de forma a minimizar a crise financeira provocada pela covid-19.
Neste sentido adotou várias medidas: isentar os clubes distritais dos custos de filiação (15.000 euros) e de inscrição das equipas nas provas distritais (32.000 euros), diminuir a tabela de seguros em 15 por cento (40.000 euros), reduzir as taxas de jogo em 10 por cento, desde que liquidadas antecipadamente (25.000€) e oferecer a todos os clubes de futebol e futsal bolas para as equipas seniores, juniores, iniciados, infantis, benjamins e traquinas (30.000 euros).
O apoio efetivo, ao longo da época, ronda os 142 000 euros. “ O nosso apoio significa, ao longo da época, cerca de 142 mil euros por clube. Temos cerca de 100 clubes e mais de 400 equipas. Este é um esforço para a AFC e o apoio possível”, esclareceu o dirigente.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.