Figueira da Foz: Lagoa da Vela será drenada durante o desassoreamento

Posted by

Foto DB-Jot’Alves

O estudo prévio para a revitalização da Lagoa da Vela já está feito. Neste momento, elabora-se o Estudo de Impacte Ambiental. A drenagem deverá ser uma solução para limpar os fundos lodosos. A revitalização é promovida pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente.
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o vereador Miguel Pereira defendeu que “a Lagoa da Vela tem de baixar para se poder raspar o material lodoso do fundo, que é plano”. Para evitar males maiores para a biodiversidade vegetal, a solução poderá passar pela drenagem, através de uma vala que escoa para a floresta. Os nenúfares também serão preservados. Os limos e outros materiais fertilizantes naturais retirados do fundo serão depositados na floresta.
Quanto à biodiversidade animal, a maioria das espécies de peixes existentes na lagoa, afiançou Miguel Pereira, são infestantes. As restantes serão depositadas em tanques, para, depois da drenagem, regressarem ao local de origem, garantindo-se, assim, o repovoamento e o equilíbrio do ecossistema.

DB-J.A. – Miguel Pereira vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 13/08/2020

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.