Câmara de Arganil instala oito pontos de acesso livre à internet no concelho

DR-Câmara Municipal de Arganil

A Câmara de Arganil instalou oito pontos de acesso livre à internet na sede do concelho e na vila de Coja, anunciou hoje o município em comunicado.

“Este reforço do serviço de internet gratuita proporcionado pela autarquia concorre para a redução da exclusão digital e para o aumento do acesso aos serviços públicos “online”, facilitando e melhorando a qualidade de vida dos arganilenses e dos que visitam o concelho”, refere em comunicado a Câmara Municipal, liderada por Luís Paulo Costa.

Na vila de Arganil, no interior do distrito, a rede “wi-fi” está disponível na Fonte de Amandos, Rua Oliveira Matos, Largo Ribeiro de Campos, Largo do Cruzeiro e Avenida das Forças Armadas, junto à Biblioteca Municipal, Finanças, Espaço do Cidadão e Segurança Social.

“Em breve, o serviço estará também ativo na Praça Simões Dias”, segundo a mesma nota.

Em Côja, que foi sede de concelho até ao século XIX, os pontos de acesso são a praça Alberto do Vale, o Parque Verde do Prado e o Largo da Feira, junto ao edifício da União das Freguesias de Côja e Barril do Alva.

“Estar ligado à internet é agora ainda mais fácil, cómodo e acessível, com os oito novos pontos de acesso ‘wi-fi’ instalados pelo município de Arganil no espaço público […]. O serviço pode ser utilizado livremente e sem custos por qualquer cidadão com um dispositivo de acesso compatível”, realça a autarquia.

A instalação da rede resulta de uma candidatura no valor de 15 mil euros ao programa WiFi4EU, da Comissão Europeia, aprovada em dezembro de 2018, e de um investimento adicional de cinco mil euros do município. “Esta iniciativa baseia-se num único sistema de autenticação (‘iniciar sessão uma vez’) para os utilizadores em toda a União Europeia”, explica na mesma comunicação o município.

O projeto, assume a nota, “vem complementar o serviço de internet gratuito Arganil “wi-fi” disponibilizado pelo município desde 2008, que tem vindo a ser alargado e melhorado desde então, proporcionando maior dinâmica e utilização dos equipamentos e espaços públicos pela população”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.