Opinião: A Geopolítica da semana

Posted by
Spread the love

12 Jul DOMINGO VARSÓVIA O Presidente da Polónia, o ultraconservador de direita Andrzej Duda, vence à segunda volta as eleições presidenciais com 51,21% dos votos. O candidato oponente, Rafal Trzaskowski, presidente da câmara Municipal da capital e centrista, que prometeu reestabelecer os laços com Bruxelas e reverter a reforma judicial chegou aos 48,79 %. A UE voltará a estar em rota de colisão com Varsóvia, por causa dos atropelos ao Estado de Direito.

13 Jul SEGUNDA TAIPÉ As forças armadas de Taiwan iniciam um grande exercício militar com o apoio dos Estados Unidos. Este evento acontece, quando as relações entre a China e os Americanos estão crescentemente tensas, nomeadamente no mar da China meridional e no estreito de Taiwan. O EUA mantém na zona a sua VII esquadra. A força aérea americana tem enviado aviões de vigilância para observar eventuais movimentos militares na costa chinesa.

14 Jul TERÇA CARACAS Nos últimos 4 anos, cerca de 5 milhões de Venezuelanos abandonaram o país, fugindo à pobreza extrema e à falta de cuidados de saúde. Muitos destes refugiados pretendem regressar à Venezuela para se protegerem da pandemia do Covid-19, e porque perderam os seus empregos informais nos países de acolhimento.Por precaução sanitária, o governo do Maduro limitou o número de entrada no país, a um contingente de 1.000 por semana.

15 Jul QUARTA TRIPOLI A guerra civil na Líbia continua sem solução à vista, o general Khalifa Haftar, oponente do governo líbio, está a paralisar a produção de petróleo, como instrumento de chantagem para os seus interesses. No período de semanas a produção do crude passou de 1,2 milhões de barris por dia para 98.000. Em termos de política internacional, o conflito na Líbia leva a agendas contraditórias das potências estrangeiras e países vizinhos.

16 Jul QUINTA WASHINGTON No espaço de 24 horas, foram registadas mais de 67 mil novas infeções, um novo recorde para o Covid-19 nos EUA. Impõe-se, o mais urgente possível, a descoberta duma vacina e a corrida entra numa fase crítica, existindo mais de 160 candidatas em desenvolvimento. Mas, de facto, duas entraram na fase de avaliação clínica e serão testadas em milhares de humanos. A desenvolvida pela Universidade de Oxford e a americana Moderna

PREVISÃO  DA  SEMANA 

EscópiaO PSD do ex-primeiro-ministro, Zoran Zaev, ganhou as eleições legislativas da Macedónia do Norte. A entrada na EU avançará…

Luanda – Angola, através do ministro de estado Pedro Sebastião, admite ações de guerrilha em Cabinda. Em breve, o reforço militar angolano…

New York – O lançamento do livro da sobrinha de Trump, “Como a minha família criou o homem mais perigoso do mundo” que reações provocará no Presidente?

Bruxelas – Os líderes da EU reúnem-se no fim de semana, para um acordo do plano de relançamento económico de 750 mil milhões de euros…

Washington – Com os diferendos entre a China e os EUA, comerciais e militares no mar do sul da China, avança-se para uma nova guerra fria…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.