Montemor-o-Velho: Fervor católico de Tentúgal com distanciamento social

Posted by

FOTO DR

Não houve banda filarmónica, cavalos a desfilar, iluminação decorativa e outros sinais da grande festa habitual, “mas o que as celebrações em honra de Nossa Senhora do Carmo, em Tentúgal, perderam em exuberância, ganharam em espiritualidade”, observa a equipa de animação pastoral da Paróquia de Tentúgal e a comissão de festas, em colaboração com o Coro Litúrgico da Imaculada Conceição.
Em vez da tradicional procissão de 16 de julho, teve lugar a Adoração Eucarística, feita individualmente ou em família, no recolhimento da Igreja do Convento de Nossa Senhora da Natividade, terminando com a celebração pelo pároco João Evangelista. Foi assim que a vila do concelho de Montemor-o-Velho, conhecida pelos seus famosos pastéis, viveu o seu fervor católico no fim da passada semana.

Restrições da pandemia
Devido às restrições impostas pela covid-19, a festa religiosa teve lugar na Praça do Rossio.
A tradicional grande procissão de 16 de julho foi substituída pela colocação do altar das celebrações no centro do Rossio, rodeado pelo convento, pelo antigo hospital e pelo velho casario, mas no dia seguinte, a 17 de julho, teve lugar um desfile de mais reduzidas dimensões, com a imagem transportada em carro aberto: a Procissão do Adeus, antecedida da celebração da Eucaristia e canto de Vésperas.

Notícia completa nas edições impressa e digital

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.