Covid-19: Os Verdes exigem reposição de ligações Expresso em Pampilhosa da Serra

Posted by

DR – Facebook Partido Ecologista “Os Verdes”

O Partido Ecologista “Os Verdes” exige a reposição das ligações da Rede Expresso em Pampilhosa da Serra e em Castanheira de Pera, suspensas na sequência da pandemia de covid-19, e questionaram o Governo sobre o assunto.

A suspensão das ligações com Pampilhosa da Serra pela Rede de Expressos “está a indignar as populações que têm manifestado o seu desagrado por terem ficado privadas de um serviço tão importante para a sua mobilidade”, afirmam Os Verdes, numa nota enviada hoje à comunicação social. A pergunta foi entregue na Assembleia da República pela deputada Mariana Silva.

Idêntica é a situação no município de Castanheira de Pera, sublinha o partido, considerando que “é inconcebível que estes territórios já de si periféricos vejam reforçada a sua interioridade”.

Devido à pandemia, “as populações de vários municípios do interior ficaram com as ligações em transportes públicos suspensas, dentro e para fora dos seus concelhos de residência”, referem Os Verdes, notando que “tais ligações têm vindo a ser restabelecidas de forma lenta e, em grande parte destes, muito aquém da oferta disponibilizada antes da pandemia”.

Há concelhos, como Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pera, no interior dos distritos de Coimbra e de Leiria, respetivamente, que “continuam sem as ligações de longo curso” ao exterior através da rede de autocarros Expresso, alertam Os Verdes.

“As pessoas destes municípios não têm qualquer transporte para se deslocarem para as principais cidades do país, Lisboa e Porto”, salientam.

Receio da população

A população receia que “a covid-19 seja mais pretexto para implementar uma medida economicista e terminar de vez com um serviço fundamental para a mobilidade dos cidadãos e acesso a estes territórios”, acrescentam.

Perante a situação, Os Verdes, apresentaram um requerimento na Assembleia da República, questionando o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, se “tem conhecimento que a rede de expressos mantém suspensas as ligações de longo curso de e para Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pera”.

Na “Pergunta”, subscrita pela deputada Mariana Silva, o grupo parlamentar de Os Verdes questiona igualmente “por que motivo ainda não foram restabelecidas a totalidade das ligações da rede de expressos” nos dois concelhos vizinhos.

“Tendo em conta que as únicas ligações destes municípios com as principais cidades, nomeadamente com Lisboa, estão suspensas, de que modo é que a população, em particular estudantes e trabalhadores, que se encontram deslocados, se podem deslocar de e para Pampilhosa da Serra”, questionam.

Os Verdes querem ainda saber quais as medidas que estão “previstas implementar para restabelecer em todos os municípios, nomeadamente Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pera, as ligações de longo curso de forma a corresponder às necessidades da população”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.