Coimbra: Exploratório desafia a pedalar com ciência no Parque Verde

Posted by

DR

A “Pedalada de Ciência” é a nova atividade do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra para a população. A iniciativa pretende levar as pessoas a descobrir, ou redescobrir, o Parque Verde do Mondego, num desafio marcado pelo fomento da cultura científica.
Tendo como ponto de partida o Exploratório, o público pode alugar uma bicicleta e, durante cerca de duas horas, pedalar pelas duas margens do Parque Verde, numa atividade em que a exploração é marcada por desafios científicos.
A “Pedalada de Ciência, que resulta de uma parceria do Exploratório com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) – entidade que cede as bicicletas – e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, pode ser feita de forma individual, em família ou com um grupo de amigos.
“Queremos que as pessoas conheçam melhor o Parque Verde e, ao mesmo tempo, aumentem a sua cultura científica”, frisou o diretor do Exploratório, Paulo Trincão, durante a apresentação da atividade que decorreu na manhã de ontem no espaço exterior do Exploratório.
As árvores, animais, vegetais, edifícios e, inclusive, um urso, são alguns dos pontos de interesse do trajeto. “A nossa ideia não é alugar bicicletas, mas sim vender uma experiência. As pessoas podem trazer a sua bicicleta e comprar o kit”, disse Paulo Trincão.

Kits de exploração científica
Por 10 euros, preço que inclui o aluguer da bicicleta, o público recebe um kit de atividade de ciência, um mapa do Parque Verde e um do Jardim Botânico e, ainda, um postal do Parque Verde.
“Dentro da caixa que as pessoas recebem vem um guia orientador, que desafia as pessoas a fazer um conjunto de atividades relacionadas com o colecionar e catalogar”, contou Aurora Moreira, membro da direção do Exploratório.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.