Associação Académica de Coimbra promove ação solidária com os sem-abrigo

Spread the love

FOTO DB/PEDRO RAMOS

A Associação Académica de Coimbra (AAC) vai promover no sábado testes de rastreio HIV, sífilis e hepatite, e distribuir roupas, alimentos e material de proteção, durante a iniciativa solidária Street Store AAC, dirigida aos sem-abrigo.

Nos jardins da AAC, junto à Cantina dos Grelhados, os estudantes vão distribuir conjuntos gratuitos com produtos de higiene pessoal e de proteção, nomeadamente máscaras, gel desinfetante, luvas, entre outros.

“Com o intuito de sensibilizar para a questão da covid-19, assim como abordar a importância de adotar cuidados e medidas de segurança, a AAC vai ainda entregar ‘flyers’ informativos junto da população, assim como realizar testes de rastreio ao HIV, sífilis e hepatite B e C”, anunciou a entidade que representa os alunos da Universidade de Coimbra.

A Street Store AAC é um evento dirigido à população com mais necessidades e dificuldades financeiras.

A iniciativa foi premiada recentemente pelo Banco Santander, ao abrigo do Prémio Santander Uni.Covid-19, que tem como objetivo “apoiar projetos de instituições de ensino que dessem resposta à emergência da covid-19”.

O projeto Street Store AAC recebeu um valor de 2.000 euros, “que será utilizado nos ‘kits’ de proteção que vão ser entregues”.

Daniel Azenha, presidente da Associação Académica de Coimbra, revela que a AAC “tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades com o intuito de dar resposta aos problemas que a covid-19 trouxe”.

“Neste tempo de pandemia, é imperativo não nos esquecermos das pessoas com maiores dificuldades, uma vez que as classes mais desfavorecidas acabam muitas das vezes esquecidas”.

Deixa ainda “uma mensagem clara de apoio, de incentivo à solidariedade e sobretudo de que os estudantes do ensino superior devem também ter a capacidade de se organizar e fazer parte das soluções para ultrapassar as adversidades”.

A iniciativa conta com o apoio de instituições como a Associação Existências, a Integrar, a Cáritas, a equipa Reduz da Cáritas, Sem Abrigo Zero, a Cruz Vermelha, a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel.

A instituição Farol irá ainda distribuir refeições pela população, estando agendada uma atuação da Secção de Fado da AAC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.