PS de Coimbra quer Hospital dos Covões com urgência 24 horas

Posted by
Spread the love

A Concelhia de Coimbra do PS exige que os responsáveis de saúde garantam um serviço de urgência polivalente, 24 horas por dia, no Hospital dos Covões e “uma visão estratégica e funcional” para serviços como cardiologia e pneumologia.

A estrutura partidária local “exige aos responsáveis de saúde” a apresentação “imediata, de uma vez por todas, da qualificação do Hospital dos Covões como hospital geral central e de um plano funcional”.

O Hospital Geral, vulgarmente conhecido por Hospital dos Covões, deve garantir “um serviço de urgência polivalente digno desse nome e em funcionamento 24 horas [por dia]” e dispor de “uma visão estratégica e funcional sobre os serviços”, com “especial destaque” para a Cardiologia, o Laboratório de Hemodinâmica e a Pneumologia – serviço cuja transferência para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) foi “anunciada publicamente”, mas “ainda não concretizada”, afirma o PS.

“Fundamental” e “urgente” é igualmente, para os socialistas de Coimbra, a decisão sobre a construção da nova maternidade (que resultará da agregação das duas atuais maternidades da cidade – Daniel de Matos e Bissaya Barreto.

A nova maternidade deve ser criada no Hospital dos Covões, que é “peça fundamental do plano de recuperação e investimento que se está a desenhar para o período pós-Covid”, sustenta o PS, considerando-a também essencial para “as definições do futuro funcional e estratégico em saúde materno-infantil, demografia, acessibilidades e coesão da região Centro”.

O PS apela, assim, ao conselho de administração dos CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), “nomeadamente o seu presidente [Fernando Regateiro]”, que adote “uma perspetiva proativa com a ARS [Administração Regional de Saúde] do Centro, com o município de Coimbra e outros municípios da região” e freguesias, para que “possa tomar decisões enquadradas nas estratégias municipais de saúde”.

Só deste modo, “o exercício das competências assumidas pelos municípios na área da saúde” poderão ser “coincidentes com as ações necessárias para melhor servir as populações”, defende o PS.

“Medidas avulsas tomadas pela administração dos CHUC” poderão “deixar a saúde em Coimbra estilhaçada”, adverte.

É necessário, conclui, que a ARS do Centro “clarifique a sua posição perante o processo de destruição do Hospital dos Covões e a não decisão de construção da nova maternidade de Coimbra” neste estabelecimento, assumindo “a defesa dos interesses dos cidadãos e dos doentes da região Centro”.

O presidente do CHUC realçou, no dia 24 de maio, a importância dos Covões para acolher “funções assistenciais relevantes” e negou o seu alegado esvaziamento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.