Opinião Urgência Covões: Organizar melhores cuidados de urgência

Posted by

FOTO DR

Vigora um despacho de anterior Governo ( 2012??, não tenho aqui onde confirmar) que remete para a ARSCentro a decisão sobre a definição do patamar a estabelecer na urgência dos Covões, o que é correto, porque a definição dos patamares da rede de resposta para situações de urgência deve ser articulada em rede regional/nacional e não por iniciativa de um ou outro hospital.

Há largos meses, quando terminamos o projeto da nova urgência geral do CHUC enviamos todos os documentos e uma memória explicativa, para haver decisão. A decisão que agora foi tomada, não é motivada por nada de momento, nem foi pedida agora. Tem a ver com trabalho planeado e racional para organizar melhores cuidados de urgência, no patamar da rede nacional de urgências polivalentes do País, uma das quais compete ao CHUC assegurar e que é o nosso patamar, em função da elevada diferenção que possuímos.

Foi para isso que fizemos o projeto de requalificação e ampliação da urgência localizada no polo HUC do CHUC. Esta requalificação e muito necessária para a resposta diária (“tempo comum”), independentemente de situações futuras de crise/excepção como a que temos vindo a viver.

E também o será em condições de excepção, em paralelo com a mobilização dedicada do espaço de urgencia dos Covoes (como aconteceu agora com a COVID), independentemente do modelo que lá esteja a funcionar no dia-a-dia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.