Opinião: A Geopolítica da semana

Posted by
Spread the love

07 Jun DOMINGO WASHINGTON O Presidente americano, Donald Trump, surge nas sondagens, para as eleições de novembro próximo, dez pontos atrás de Joe Biden do Partido Democrata e ex-vice-presidente de Obama. Trump, a cinco meses das eleições presidenciais mais fraturantes das últimas décadas, e num ano marcado por um processo de impeachment, uma pandemia e protestos nas ruas, tem vindo a perder apoio nos seus grupos de eleitores.

08 Jun SEGUNDA LONDRES O barril do crude está a valorizar para números que já não aconteciam desde março deste ano, chegando aos 43 dólares o barril, em Londres e 40 dólares no WTI de Nova Iorque. O comportamento da matéria-prima do petróleo deve-se à extensão do programa de cortes na produção por parte da OPEP, da Rússia, de alguns não-alinhados e fundamentalmente, ao aumento da importação da China, a segunda maior economia do mundo.

09 Jun TERÇA TRÍPOLI O Exército Nacional Líbio dos rebeldes chefiado pelo general Khalifa Haftar aceitou o cessar-fogo, negociado pelo presidente do Egito Abdul Al-sisi. O recomeço das negociações deve-se a um conjunto de derrotas do grupo do general Haftar, infringidas pelo governo da líbia, apoiado pela ONU, Estados Unidos e especialmente pelo presidente Erdogan da Turquia. Os interesses económicos no mediterrâneo líbio são importantes para a Turquia.

10 Jun QUARTA PYONGYANG A poucos dias do segundo aniversário da primeira cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump, a Coreia do Norte anuncia um corte de comunicações com a Coreia do Sul, por considerar que o governo da Coreia do Sul não contribuiu para travar a entrada de propaganda anti Pyongyang no país. Pela primeira vez desde quando foram reativadas as linhas de comunicação militares entre a Coreia do Norte e a do Sul, o telefone foi cortado.

11 Jun QUINTA BRUXELAS A Comissão da União Europeia recomenda reabertura das fronteiras internas na próxima semana e externas a 1 de julho, depois de 3 meses encerradas. A proposta da Comissão Europeia prevê também que se mantenham limitações nos contactos com determinados países, onde a situação sanitária ainda não está controlada.Parte inferior do formulário Este é o timing, recomendado aos 30 Estados que integram o Espaço Schengen, pela Comissão Europeia.

PREVISÃO  DA  PRÓXIMA SEMANA

> Moscovo – O desastre ambiental no Ártico siberiano, devido ao derrame de substâncias químicas… o governo de Putin dará conta do recado?

> Washington – Em parte das cidades americanas, os manifestantes derrubam estátuas de Colombo. Como será no continente europeu?

> Almaty – A maior cidade do Cazaquistão, pede a demissão do presidente Kassym-Jomart Tokayev. A secretaria de estado dos EUA está atenta…

> Maputo – A pandemia traz dificuldades económicas a Moçambique, mas o governo tem outro problema… os sistemáticos ataques terroristas no norte…

> Genebra – A OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que a pandemia do Covid-19 está de ser controlada. Como será a evolução em África?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.