Mortos por acidente de viação em Portugal continuam acima da média europeia

Posted by

Arquivo DB-Carlos Jorge Monteiro

A Prevenção Rodoviária Portuguesa considerou hoje que Portugal ainda se mantém com números de mortos acima da média europeia, apesar de estar entre os países da União Europeia que mais reduziu as vítimas nas estradas entre 2010 e 2019.

“Portugal, apesar de estar entre os países da UE que mais reduziram o número de mortos nas estradas entre 2010 e 2019, ainda se mantém com números piores do que a média da UE”, refere a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), depois de um relatório publicado pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC).

Um relatório do ETSC sobre os progressos realizados na redução de mortes nas estradas na Europa desde 2010 indica que Portugal, juntamente com a Grécia e os Estados Bálticos, foram os países com melhor desempenho na UE.

A PRP considera que a realidade portuguesa “ainda se mantém preocupante” devido aos números de vítimas mortais estarem acima da média europeia.

“Relativamente a Portugal, a situação é particularmente grave no que respeita à sinistralidade dentro das localidades, pelo que as prioridades devem ser concentradas nas políticas a implementar direcionadas à redução do risco nas áreas urbanas. Proteção aos utentes mais vulneráveis e gestão das velocidades adequadas às áreas urbanas são condições determinantes para a redução sustentável da sinistralidade”, refere o presidente da PRP, José Miguel Trigoso, citado no comunicado

A PRP sublinha que deve ser “igualmente prioritário” o combate à condução sob a influência do álcool e outras drogas, bem como à distração proporcionada pela utilização dos smartphones.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.