Instituto tecnológico da Universidade de Coimbra concebeu a maior ponte suspensa do mundo

Posted by

A maior ponte pedonal suspensa do mundo, construída em Arouca, tem tecnologia de Coimbra.
Trata-se uma ponte suspensa, com 516,5 metros de vão, medido entre eixos de apoio, e 175 metros de altura acima do rio Paiva. Foi concebida pelo Itecons, Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra.
A designada “Ponte 516 Arouca” ultrapassa a que foi inaugurada em julho de 2017 em Randa, na Suíça: a ponte Charles Kuonen, com 494 metros de vão, e publicitada como a maior ponte pedonal suspensa do mundo até aquela altura.
O presidente do Itecons, António Tadeu, explicou ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS que “as principais dificuldades técnicas prenderam-se com o facto de não existirem pontes com idênticas características e dimensões que permitissem validar as hipóteses de cálculo, sobretudo o comportamento perante ventos fortes”.

A esmagadora dimensão da ponte torna-a “sensível à atuação do vento, sobretudo transversal”, refere o especialista, acrescentando que, “na presença de vento forte, os deslocamentos serão acentuados e, embora a segurança esteja garantida, poderão criar incómodo nos utentes mais suscetíveis”.
Neste contexto, “foram pré-estabelecidas velocidades limite do vento a partir das quais a circulação na ponte será interdita”, adianta António Tadeu.

Toda a informação na edição impressa de hoje, sábado, do DIÁRIO AS BEIRAS

2 Comments

  1. Maria do Carmo Neves says:

    Um país de que me orgulho por ter gente guerreira, forte, inteligente e que desde o início da sua nacionalidade tem os Maiores do Mundo. Infelizmente, também tem os maiores corruptos e maiores estupores como Governantes…

  2. Já chega de falar mal dos governantes….. que são aqueles “que bem ou mal” tratam para que tenhas os teus filhos a estudar, segurança nas ruas, médicos nos hospitais, transportes públicos….. Corruptos e estupores são transversais à sociedade…… é só se fala de políticos..

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.