Estátua de Baden-Powell vandalizada

Spread the love

FOTO DB – PEDRO RAMOS

A estátua de Baden-Powell que se encontra numa rotunda em Santa Clara foi vandalizada durante a noite, conforme o DIÁRIO AS BEIRAS conseguiu apurar na manhã de hoje.

O busto do fundador do escutismo encontra-se sem cabeça.

Esta estátua foi colocada em 4 de julho de 2004, em homenagem à personalidade, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de Santa Clara e do Agrupamento 162 de Santa Clara dos escuteiros.

De acordo com a plataforma da Direção Regional de Cultura do Centro, esta peça de arte contemporânea é da autoria de Armando Martinez. Aqui, o escultor afasta-se da linha seguida na maioria dos seus trabalhos, da qual é exemplo a escultura em homenagem a Florbela Espanca que se encontra no Parque da Cidade de Coimbra. No busto, o autor apresenta um mimetismo do real e baseia-se numa das imagens mais populares de Baden-Powell, em que é retratado com a indumentária escutista e de braços cruzados, à semelhança da imagem da pintura de Jamboree da Maturidade (1929).

Recentemente, outras estátuas de Baden-Powell no mundo têm sido criticadas devido aos aspetos mais controversos associados ao fundador do escutismo. Em causa estão alegadas afinidades com o nazismo e apoio ao regime de Hitler, assim como racismo.

 

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.