Covid-19: Mira tem tudo preparado para o arranque oficial da época balnear

Posted by
Spread the love

DB-Jot’Alves

A Câmara de Mira, em cujo concelho se situa a única praia do mundo com Bandeira Azul desde o arranque deste galardão, garantiu hoje ter tudo preparado para o começo da época balnear.

A Agência Portuguesa do Ambiente anunciou recentemente um limite máximo de 13.700 banhistas para 1.200 metros de areal vigiado na Praia de Mira, que passa a estar entre as dez praias com maior lotação do país.

“É uma grande responsabilidade e um orgulho, e tudo faremos para estar à altura da reputação de qualidade da única praia do mundo que ostenta a Bandeira Azul desde o arranque deste galardão”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.

O autarca pede aos frequentadores da Praia de Mira “bom senso e responsabilidade”, acrescentando que estará tudo pronto para o arranque oficial da época balnear, no sábado. O pedido abrange também a outra praia do concelho, Poço da Cruz, que tem uma lotação máxima de 1.500 pessoas estabelecida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Durante a época balnear deste ano, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos, segundo um decreto-lei aprovado pelo Governo.

De maneira a respeitar as orientações da Direção Geral da Saúde no âmbito do combate à covid-19, os banhistas serão recebidos nas praias de Mira por um novo sistema de bandeiras (equivalente aos semáforos) indicativo da ocupação do areal.

As informações serão recolhidas em permanência pelos nadadores-salvadores, em articulação com funcionários da autarquia, sendo também encaminhadas para a APA, para uso na nova aplicação para telemóveis “Info Praia”, que pode ser descarregada para android e IOS.

Todo o processo será coordenado pelo responsável pelos serviços municipais de Proteção Civil do concelho, garante Raul Almeida.

As atividades tradicionais no areal, como jogos de futebol, sessões de fitness e espetáculos ao vivo estarão suspensas este ano, embora a Câmara esteja a estudar um sistema que permita manter alguma animação noturna em condições que respeitem as normas de distanciamento físico.

As praias de Mira já estão a ser vigiadas desde o dia 23 de maio, graças a um protocolo entre a Câmara Municipal de Mira e a Associação Adamastor, que assegura no areal o denominado Serviço de Prevenção ao afogamento, que vai durar até outubro.

No dia 26 de junho, será hasteada a Bandeira Azul na Praia de Mira, numa cerimónia que coincidirá com a abertura oficial do novo passadiço, que permitiu aumentar para sul em 400 metros a extensão da praia vigiada.

A nova extensão de praia vigiada dispõe de um posto salva-vidas e o apoio de um bar que já existe junto ao molhe, com novos pontos de acesso para além da avenida marginal e estacionamento do Lago do Mar.

O passadiço representou um investimento de 145 mil euros financiado em 85% por fundos comunitários, através do POSEUR (Programa operacional sustentabilidade eficiência e uso de recursos) do Portugal 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.