Covid-19: MAI defende que fronteiras na UE devem reabrir sem restrições discriminatórias

Posted by
Spread the love

Arquivo

O ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, disse hoje em Nelas, distrito de Viseu, que “não deve existir nenhuma restrição discriminatória” na reabertura de fronteiras entre os países membros da União Europeia (UE).

“A Comissão Europeia determinou, acordado com todos os países membros, que as fronteiras internas, isto é, dentro da União Europeia, serão abertas até 01 de julho e que não deve existir nenhuma restrição discriminatória, porque o espaço Schengen é fundamental enquanto um espaço de liberdade, segurança e justiça”, assumiu Eduardo Cabrita.

O ministro falava hoje aos jornalistas em Nelas, distrito de Viseu, à margem da cerimónia do centenário dos bombeiros voluntários locais, a primeira em que o governante diz participar desde fevereiro, por causa da pandemia de covid-19.

Questionado sobre os voos para fora da União Europeia (UE), Eduardo Cabrita adiantou que está a ser definido ao longo desta semana, num trabalho conjunto com a Comissão Europeia, “as regras de diferenciação” de voos para as fronteiras externas, e essas serão definidas “em função da situação sanitária dos países”.

“Portugal tem uma condição sanitária muito melhor que a do Reino Unido”, referiu, e “não tem nenhuma comparação com as dezenas de milhares de vítimas existentes no Reino Unido que tem uma taxa, quer de casos, quer de vítimas mortais, muito superiores a Portugal”.

Neste sentido, Eduardo Cabrita explicou que “é no contexto europeu” que será decidido “quais as exigências a viajantes vindos do Reino Unido”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.