Coimbra acolhe três meios aéreos para combate a incêndios no Aeródromo Municipal

Foto – CM Coimbra

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Tenente-General Mourato Nunes, assinaram, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Município, um protocolo de colaboração entre as duas entidades para que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto seja novamente base de meios aéreos durante o período de incêndios que se avizinha.

Esta infraestrutura aeroportuária vai acolher, em permanência, um helicóptero ligeiro, à semelhança dos anos anteriores, e, pela primeira vez, dois aviões anfíbios médios, que reforçam assim o dispositivo de combate a incêndios na região. Antes da cerimónia a comitiva visitou as instalações da antiga Escola Básica da Pedrulha que no futuro vai acolher o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai voltar a acolher meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2020 (DECIR2020), ao serviço da ANEPC, durante o período de incêndios que se avizinha. Um helicóptero ligeiro, à semelhança dos anos anteriores, e, pela primeira vez, dois aviões anfíbios médios vão ficar posicionados no aeródromo, reforçando o dispositivo de combate a incêndios na região centro, sensivelmente até outubro.

Foto- CM Coimbra – Manuel Machado e Mourato Nunes

Na cerimónia, que decorreu em cumprimento das recomendações das autoridades de saúde para prevenção do contágio pela COVID-19 e que também não foi previamente anunciada para evitar a aglomeração de pessoas, Manuel Machado salientou que este protocolo tem “um objetivo importante para Coimbra, para a região e para o país”. “A infraestrutura aeroportuária que temos, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, é para ser utilizada em fins de interesse público, objetivo e importante” como é o caso do acolhimento operacional do dispositivo de combate aos fogos da ANEPC, que “é sempre bem-vindo”, sublinhou o edil.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital desta quarta-feira, 3 de junho, do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.