Serenata Monumental da Queima da Fitas transmitida online às 00H00 de 8 de Maio

Spread the love

ARQUIVO CARLOS JORGE MONTEIRO

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra, vai promover à 00h00 do dia 8 de maio de 2020, a Serenata Monumental. A iniciativa, que significaria o arranque da tradicional festa académica conimbricense, será realizada este ano à distância e transmitida ao vivo pela internet, de modo a não privar “os estudantes de Coimbra de um acontecimento tão solene e marcante para as suas vidas”.

Em nota de imprensa, a comissão refere que a atuação caberá ao grupo de fados “Capas ao Luar”, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, e terá lugar na Via Latina, no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra. “Uma alteração necessária da localização face à situação pandémica atual.

Será transmitida em direto nas redes sociais da Queima das Fitas, na Antena 1, na TvAAC e na RUC”, afirmam, esperando no final que seja possível “realizar o maior F-R-A digital de sempre, com os estudantes nas suas casas, simbolizando a união da nossa academia neste período de confinamento”. Esta Serenata Monumental digital conta com o apoio da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Leandro Marques, Secretário Geral da Queima das Fitas, referiu que “num ano em que a nossa vida como a conhecemos parou, assim como as vivências Académicas, não poderíamos deixar de assinalar este momento tão solene do nosso percurso”. Para tal, “convidamos toda a comunidade estudantil a envergar a capa e batina em suas casas, e todo o país, a assistir à Serenata Monumental, momento alto que dá mote ao início da nossa festa, e celebrar a nossa tradição que, embora suspensa, nunca deixaremos morrer”. “Desta vez viveremos a serenata separados, isolados, em nossas casas, no entanto estaremos juntos a celebrar o espírito das vivências académicas de Coimbra que reside no coração de cada um dos “studantes que por cá passam”, concluiu.

Refira-se que a Serenata Monumental está inserida na iniciativa “Das Palmas à Ação” da Associação Académica de Coimbra, que tem como objetivo a angariação de fundos para a compra de material hospitalar para o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), sendo que a Queima das Fitas não só divulgará a iniciativa mas também apelará a todos os espetadores a participarem e deixarem a sua contribuição solidária.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.