Seminário: “A Retoma do Desporto” em debate

O DIÁRIO AS BEIRAS promoveu, ontem, um seminário online sobre “A Retoma do Desporto”, com a presença dos presidentes da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), Horácio Antunes, da Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC), Luís Santarino, e também do diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), José Pedro Ferreira.
“Temos vindo a ser contactados, dia a dia, por vários clubes, a dizer que desejam fazer algumas atividades com os atletas”, admitiu Horácio Antunes, acrescentando que “está tudo cheio de vontade de voltar” à prática desportiva.
Luís Santarino destacou que, apesar do acesso vedado aos pavilhões, “por toda a região vemos miúdos a jogar futebol e basquetebol ao ar livre”. “Sem a Direção-Geral da Saúde (DGS) autorizar, o acesso aos pavilhões está vedado”, mas “todos querem os miúdos a praticar desporto”.
José Pedro Ferreira admite que a pandemia levou a um “corte nas metodologias habituais do treino, que, neste momento são mais concentradas na condição física e nas melhorias de alguns skills técnicos”, nas modalidades que o permite.
No futebol profissional, nomeadamente na 1.ª Liga, por exemplo, “estamos a assistir a uma nova pré-época, mas há riscos adicionais”, diz o diretor da FCDEF-UC. “Porque os processos terão de ser acelerados e encurtados. E com a agravante de que quando voltarmos à atividade estarmos na fase de decisões sobre os títulos, idas à europa, etc., o que acarreta pressões extra e riscos elevados, por exemplo, de lesão – e isso já tem vindo a acontecer em alguns atletas”, destacou.

Notícia completa nas edições impressa e digital

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.