Receita municipal de Anadia caiu mais de três por cento em 2019

Posted by

FOTO DR

A receita municipal em Anadia atingiu 21,434 milhões de euros em 2019, um decréscimo de mais de três por cento em relação ao ano anterior, de acordo com o Relatório e Contas, aprovado por maioria.

“O total da Receita Municipal atingiu cerca de 21,434 milhões de euros, registando uma variação marginal de -3,34% em relação ao período homólogo, apesar de apresentar um grau de execução na ordem dos 87,93%”, reconheceu hoje a autarquia liderada por Teresa Cardoso.

Em contrapartida, na Despesa Municipal verificou-se um aumento face ao ano de 2018, tendo alcançado 20,880 milhões de euros, registando uma variação de 3,43% em relação ao ano transato e apresentando um grau de execução de 85,66%.

A execução orçamental da receita foi de 87,93%, enquanto a da despesa atingiu os 85,66%. Relativamente às Grandes Opções do Plano (GOP), a sua execução andou nos 80,36%.

As GOP apresentaram um acréscimo na ordem dos 2,80%, passando de 9,126 milhões de euros em 2018 para 9,381 milhões de euros em 2019, invertendo a tendência de diminuição verificada no ano transato.

O grau de execução situou-se nos 80,36%, ou seja, +6,04% face ao ano transato, tendo-se registado uma taxa de 91,28% relativamente ao montante comprometido das GOP face ao previsto.

“Uma vez mais, as funções das GOP com maiores montantes comprometidos foram as sociais e as económicas, mostrando, por um lado, a preocupação do executivo em melhorar as infraestruturas sociais do concelho e, por outro lado, a preocupação com o setor económico como alavanca para o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo”, justifica a autarquia, em nota divulgada hoje.

O Relatório e Contas de 2019 demonstra, na opinião do executivo bairradino, que o concelho “continua a apresentar uma boa saúde e gestão financeira, facto que permite dotar verbas para investimento em despesas de capital, tão importantes para o contínuo desenvolvimento do concelho, com base em fundos próprios e sem o recurso ao financiamento bancário”.

A autarquia destaca mesmo que a Certificação Legal das Contas “não tem qualquer reserva ou ênfase por parte dos Revisores Oficiais de Contas, o que denota que as contas apresentam uma imagem verdadeira e apropriada da situação económica e financeira do município de Anadia”.

Em 2019 há ainda a destacar a diminuição do endividamento bancário de 929 mil euros, na linha do que aconteceu no ano anterior.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.