Reabertura de espaços fechados obriga a alguns cuidados

Spread the love

O Estado de Emergência obrigou muitos espaços na cidade a estarem fechados durante, pelo menos, mês e meio. Hoje, dia em que se procede à reabertura de alguns desses espaços, a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) lançou um manual de procedimentos para garantir que a água distribuída não sofra alterações até chegar às torneiras.
Em nota, a AC recomenda que, antes da abertura das instalações que tenham estado encerradas por um longo período, os responsáveis pelas redes prediais devem implementar um conjunto de boas práticas de limpeza e higienização. É que, como referem, “o período de encerramento destes edifícios poderá ter provocado alterações na qualidade da água que ficou estagnada no interior das redes prediais, em contacto com os materiais das redes (tubagem, hidropressores, reservatórios, soldaduras e acessórios) e sem a quantidade mínima de desinfetante residual”.
Em primeiro lugar, e “sempre que existam reservatórios de água, fria ou quente, será importante assegurar que estes sejam esvaziados, limpos e desinfetados”. Depois, e caso não seja possível esvaziar os reservatórios e/ou termoacumuladores de água quente, ou após o seu enchimento, “deverá manter-se a temperatura no equipamento a 70ºC, durante uma a duas horas antes da sua colocação ao serviço, de modo a garantir uma temperatura mínima de 50ºC em qualquer ponto da rede de água quente e, em particular, nos pontos mais afastados ou no circuito de retorno (se existente)”.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 04/05/2020

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.