Marta Temido destaca risco de transmissibilidade inferior a 1% na média dos últimos cinco dias

Posted by
Spread the love

O risco de transmissibilidade (Rt) da covid-19 na região Centro nos últimos cinco dias foi um pouco abaixo de 0.92%, valor este registado tanto nas regiões Norte, e Lisboa e Vale do Tejo. Todavia o aumento de número de infetados relativos ao dia de hoje foi de 1,2%.

Lembrando que se assinalam nesta sexta-feira “dois meses depois da confirmação do primeiro caso de covid-19 em Portugal”, a ministra da Saúde, Marta Temido, avançou que, em balanço, os  principais factos a destacar são que os doentes com sintomas ligeiros representam 86% dos infetados, “que, por isso, podem ser tratados em casa”, e há uma percentagem de doentes internados em hospital relativamente reduzida, “menos de 5% de uma forma geral e, ainda, menos de 1% de internados em unidade de cuidados intensivos”.

“Os casos graves e os óbitos têm-se concentrado sobretudo em pessoas com mais de 75 anos e com doença crónica”, indicou a ministra da Saúde.

Através deste cenário, registado nos últimos dois meses, e do que foi aprendido sobre a forma como a doença se tem manifestado, o Governo preparou o plano de desconfinamento, adiantou Marta Temido.

Hoje, Portugal contabiliza 1.007 mortos associados à covid-19 em 25.351 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje. Pela primeira vez, o número de mortos na região de Lisboa e Vale do Tejo (202) ultrapassou o da Região Centro (201), sabendo que é a região Norte que lidera, desde o princípio este infeliz ranking (578). Relativamente ao dia anterior, há mais 18 mortos (+1,8%).

Toda a informação na edição impressa de amanhã, sábado, 2 de maio, do DIÁRIO AS BEIRAS

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.