Governo anuncia 30 milhões para programação cultural das autarquias

Posted by

O primeiro-ministro António Costa anunciou ontem, em Coimbra, o lançamento de uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural. Num encontro com o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu durante toda a manhã na Antiga Igreja do Convento São Francisco, o governante referiu que esta verba deverá ser usada para “organizar um conjunto de atividades que permitam a um dos setores mais duramente atingidos por esta crise encontrar um espaço de reanimação”.
Nas declarações prestadas à comunicação social, António Costa afirmou que “os municípios são dos maiores investidores de cultura no país”, passando agora a dispor “de condições” para organizar eventos durante o verão.
“Neste verão, não é possível realizar festivais, mas é possível realizar em segurança espetáculos de música, por exemplo, quer ao ar livre quer em espaço coberto”, frisou, referindo ainda que na reunião discutiu-se também a forma como é possível acelerar a execução de 1.500 milhões de euros de fundos comunitários por executar e como aplicar 300 milhões de euros que “é possível obter do quadro da reprogramação dos fundos comunitários já existentes”.
Os municípios, salientou o líder do Governo, “são os agentes do Estado com melhores condições para realizar investimentos de maior proximidade que dinamizam a economia local e com maior eficiência”.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 23/05/2020

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.