Figueira da Foz: Oposição desdobra-se em propostas para atenuar efeitos da pandemia

Posted by

DB-J.A.

Os vereadores da oposição foram eleitos pelo PSD, mas estão divididos em dois blocos. De um lado, Carlos Tenreiro e Miguel Babo, a quem a Concelhia do partido lhes retirou a confiança política no início do ano passado; do outro lado, está Ricardo Silva, líder daquela estrutura partidária. Na próxima reunião de câmara, no dia 18 deste mês, os três autarcas defenderão quatro propostas, duas de cada lado, tendo todas como finalidade atenuar os efeitos económicos da pandemia.

Tenreiro e Babo defendem a alteração e isenção dos tarifários de água e saneamento para consumidores domésticos e empresariais, como o DIÁRIO AS BEIRAS adiantou na semana passada. No dia seguinte, Ricardo Silva anunciou uma medida idêntica, uma reformulação da proposta que apresentara na primeira reunião de câmara deste mês, que foi reprovada com os votos contra do PS e de Miguel Babo, enquanto Carlos Tenreiro se absteve.

A dupla de vereadores propõe, ainda, segundo nota enviada ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS, a devolução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) pago pelos proprietários que explorem estabelecimentos ligados ao setor do turismo. A proposta abrange “hotéis, estruturas afins de alojamento turístico, restaurantes, cafés, bares, discotecas e agências de turismo”.

Devolução do IMI para setor do turismo
Na proposta, os dois autarcas da oposição têm em conta a “paralisação agora imposta nessas atividades e a previsão do seu arranque progressivo” (…), que têm vindo a “provocar enormes e incalculáveis prejuízos no sector”. O IMI pago por aqueles setores representa uma receita de 150 mil euros por ano para o município. O imposto é cobrado pelas Finanças e canalizado para a autarquia.

Pode ler a notícia completa na edição digital e impressa do Diário As Beiras

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.