Especialistas debatem mudanças no sistema de combate a incêndios florestais pós covid-19

Posted by

DR

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra promove no próximo dia 12 de maio, entre as 15H00 e as 17H00, um webinar sobre “O reflexo da covid-19 no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020”.

A iniciativa tem como objetivo perceber quais os principais desafios suscitados pela pandemia covid-19 e quais as estratégias definidas por cada um dos três pilares do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SNDFCI) para lhes dar resposta.

Os organizadores entendem que, perante “os grandes desafios motivados pela covid-19, vários setores da nossa sociedade veem-se confrontados com a necessidade de se adaptarem a uma nova realidade”. Uma das áreas onde é forçoso haver mudanças é a proteção civil, “não apenas pelas suas competências na área da saúde, mas também pelas características das suas atividades operacionais que pouco se coadunam com o isolamento social”.

Por outro lado, “a adaptação do sistema de defesa da floresta contra incêndios aos constrangimentos provocados pela covid-19 merece uma reflexão”. Desde logo porque “existirão muitas dúvidas e várias opiniões sobre as melhores práticas a seguir para responder da melhor forma à época mais crítica de incêndios que se avizinha”.

Pode ler a notícia completa na edição digital e impressa do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.