Covid-19: Feiras regressam em Mira na segunda fase do desconfinamento

Posted by
Spread the love

D.R.

As feiras de Mira e Portomar regressam na próxima semana, anunciou hoje a Comissão Municipal de Proteção Civil de Mira, que decidiu ainda autorizar a abertura diária do Cemitério Municipal, no âmbito do plano local de desconfinamento.

O Plano Municipal de Desconfinamento de Mira está a ser aplicado na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros do plano de transição do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade e a estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da covid-19.

As medidas do Plano, que já entrou numa segunda fase, vigoram de 20 a 31 de maio, sendo, no fim deste período, analisadas e atualizadas, avança o presidente da Câmara deste concelho do distrito de Coimbra, Raul Almeida.

Entre as medidas anunciadas hoje contam-se também o regresso do atendimento presencial nas infraestruturas do município, sendo o uso obrigatório de máscara, para funcionários e munícipes.

“O munícipe deve continuar a utilizar preferencialmente o atendimento via telefone, sendo que na entrada de cada edifício será feita uma triagem conforme a importância dos assuntos”, aconselha a Proteção Civil, que lembra a “obrigação de aguardar vez no exterior dos edifícios e a manutenção do distanciamento social, durante o atendimento e nas filas de espera”.

Também autorizada é a reabertura de parques infantis e de fitness, parques de merendas, pistas cicláveis e passadiços.

A par das feiras, regressa também a venda ambulante.

Mira vai ainda assistir à abertura das lojas com área superior a 400m2 que tenham porta para a rua, cumprindo as recomendações da Direção Geral da Saúde no que diz respeito à higienização e às regras de ocupação, permanência e distanciamento físico.

“A população deverá manter o afastamento social preconizado pela Direção Geral da Saúde e, sempre que possível, manter-se em casa, evitando ao máximo saídas desnecessárias”, recomenda a Proteção Civil.

O município continua a distribuir pela população máscaras laváveis e reutilizáveis e de viseiras para o comércio local, no âmbito do Plano Municipal de Desconfinamento.

No Mira Center estarão em permanência disponíveis viseiras e máscaras de quinta-feira a sábado, das 10:00 às 20:00.

Para proceder ao levantamento, cada cidadão eleitor no concelho de Mira precisa apenas de apresentar o cartão de cidadão.

Se não for eleitor no concelho de Mira, deverá apresentar um documento que comprove a sua morada (exemplos: fatura de água, eletricidade e carta de condução).

Os empresários com estabelecimentos no comércio local deverão apresentar documento que comprove a atividade profissional.

Cada pessoa pode levantar máscaras para os familiares desde que apresente os documentos necessários.

A Câmara Municipal de Mira investiu 30 mil euros na aquisição de mil testes de rastreio da infeção covid-19 e comprou máscaras de proteção para toda a população do concelho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.