Covid-19: Condeixa é o terceiro concelho do país com mais casos por número de habitantes

FOTO DB – PEDRO RAMOS

Portugal tem uma média nacional de 29,1 casos positivos de infeção por covid-19 por cada 10 mil habitantes. Mas há casos na Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra que estão acima da média, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Condeixa-a-Nova, com 87 infeções por cada 10 mil habitantes é o caso mais complicado, sendo que estes valores colocam o município no 3.º lugar de concelhos mais afetados por número de habitantes a nível nacional, só atrás de Ovar (120) e Vila Nova de Foz Côa (110,9).
Para além de Condeixa, há mais dois concelhos na CIM Região de Coimbra acima da média nacional: Coimbra (43,2) e Tábua (30,8).
Registe-se que os dados apresentados compilam, para além dos 308 concelhos nacionais, também as 55 sub-regiões NUTS III (Nomenclatura de Unidades Territoriais para Fins Estatísticos), e podemos ver, por exemplo, que, no global, a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra está abaixo da média nacional (24,4).
Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, não foi surpreendido pelos números do INE. “Os números são públicos e não nos surpreendem, mas os nossos 154 casos não são comparáveis com os outros dois municípios mais afetados [Ovar e Foz Côa] na medida em que, nesses casos, houve propagação comunitária, e aqui isto tem uma explicação muito clara: um hospital de saúde mental”, explica ao DIÁRIO AS BEIRAS.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 23/05/2020

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.