Coimbra: Centro de Testes covid-19 já realizou 995 colheitas

Spread the love

DB-Carlos Jorge Monteiro

O Centro de Diagnóstico Móvel covid-19, instalado na Praça da Canção, em Coimbra, realizou, até ontem, 995 colheitas, uma média de 50 por dia.

De acordo com Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), a percentagem de testes positivos é, até agora, de cerca de 11 por cento, “tendo-se vindo a verificar uma tendência para diminuir”.

Recorde-se que o centro, que resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra (UC), a Câmara Municipal de Coimbra e ARSC, entrou em funcionamento há quase um mês (a 14 de abril), depois de três semanas de avanços e recuos quanto à data de abertura devido, essencialmente, à “falta de zaragatoas”.

Trata-se de um ponto de recolha de amostras, em modelo “drive thru”, em que a pessoa referenciada se desloca dentro do seu veículo automóvel, sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo, assim, o risco de infeção em cada colheita.
Os testes são feitos a utentes que sejam reencaminhados, com prescrição médica, pelos agrupamentos de centros de saúde do Baixo Mondego (Coimbra e litoral do distrito) e do Pinhal Interior Norte (interior do distrito e concelhos do Norte de Leiria).

Em termos práticos, estas pessoas são contactadas pela equipa Covid-Agenda-Teste da ARSC, com marcação do dia e hora do teste.

O espaço funciona das 08H30 às 12H30 e das 14H00 às 18H00, com a segurança a ser garantida diariamente por elementos da Polícia Municipal.

Pode ler a notícia completa na edição digital e impressa do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.