Cantanhede: 666 ninhos de vespa asiática eliminados nos últimos cinco anos

Spread the love

DR

Desde 2015, o Serviço de Proteção Civil Municipal de Cantanhede já eliminou 666 ninhos de vespa asiática em todo o concelho. No ano passado, o município registou 388 ninhos de vespa velutina eliminados.

Assim, e considerando o “aumento significativo” dos pedidos de identificação de vespas asiáticas e de destruição/tratamento dos ninhos de Vespa velutina nigrithorax), a Proteção Civil Municipal alerta que o “principal impacto conhecido da vespa velutina (vulgo vespa asiática é a forte predação das abelhas e de outros insetos polinizadores, não sendo a vespa asiática individualmente mais agressiva para o ser humano do que a vespa europeia, reagindo em grupo de forma agressiva quando sente ameaças ao seu ninho”.

“Apela-se a quem identificar um ninho de Vespa velutina, que não interfira com o mesmo, mas sim contacte de imediato os serviços da Proteção Civil Municipal, que assegurará a validação e eficaz destruição do ninho em causa, com pessoal especializado e devidamente equipado para realizar a operação em segurança”, refere a entidade.

A informação sobre os ninhos de vespa velutina deve ser efetuada utilizando o número 231 423 818, entre as 09H00 e as 17H00, de segunda a sexta-feira, ou através do endereço geral@cm-cantanhede.pt (c/c protecao.civil@cm-cantanhede.pt). Caso se trate de uma situação de emergência, a comunicação pode ser efetuada através do número 231 410 118 (atendimento 24H).

Pode ler a notícia na edição digital e impressa do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.