Café Santa Cruz faz hoje 97 anos de história

Posted by

É de portas fechadas que o histórico Café Santa Cruz, em Coimbra, assinala hoje os 97 anos de existência. É uma consequência das limitações impostas pela covid-19 que o seu gerente, Vítor Marques, muito lamenta.
O responsável desabafa que “foi preciso chegar a 2021 para este café estar fechado durante dois meses seguidos, sem ser por razão de obras de requalificação”.
Isso aconteceu apenas em 2001/2002, atendendo à necessidade de trabalhos de reparação face ao peso dos séculos sobre uma estrutura que faz parte do Mosteiro de Santa Cruz. O espaço foi adaptado às exigências de serviço em pleno século XXI.
O mosteiro foi fundado no século XII, no tempo de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que ali se encontram sepultados. Mais tarde, no século XVI, D. Manuel I ordenou uma extensa reforma, reconstruindo e redecorando o mosteiro e a sua igreja.

Abertura do café em 1923
Passaram outros quatro séculos e, concretamente em relação ao café, as notícias da época dão conta da “inauguração do luxuoso Café-Restaurante de Santa Cruz” a 8 de Maio de 1923. O arco cruzeiro no teto marca a divisória para aquilo que teria sido outrora a capela-mor, também ela abobadada em forma estrelada. As paredes são revestidas por espaldares de madeira e a fachada apresenta vitrais inéditos.
A três anos de completar um século, o café assumiu, especialmente na última década, uma vertente cultural e de realização de eventos, apresentando-se como “um espaço de portas abertas à cidade”, refere Vítor Marques.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.