Arganil: 2,6 milhões melhoram abastecimento de água em três freguesias

DR

Teve início a empreitada de ampliação e reabilitação dos subsistemas de abastecimento de Vila Cova do Alva, Alqueve (Folques) e Pomares. Com conclusão prevista para outubro de 2021, o conjunto das intervenções totaliza um investimento de praticamente 2,6 milhões de euros e propõe-se a otimizar o serviço de abastecimento, garantindo às populações água com melhor qualidade e em quantidade suficiente.

Já a decorrer, a intervenção no sistema de abastecimento do Alqueve prevê a reabilitação da captação, a criação de uma nova Estação de Tratamento e a construção duas novas condutas elevatórias de água tratada. Além de passar a servir a população de Folques, o renovado equipamento vai ainda beneficiar a Freguesia de Arganil e a União das Freguesias de Côja e Barril do Alva. Serão servidos previsivelmente 700 habitantes no horizonte do projeto (30 anos).

A intervenção no sistema autónomo de Vila Cova do Alva contempla a reabilitação das infraestruturas, a ampliação da capacidade de captação de água, a substituição da conduta elevatória e a reconfiguração da Estação de Tratamento. As futuras infraestruturas abastecerão as povoações atualmente atendidas: a totalidade da União das Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz, parte das localidades de Coja e Barril do Alva, Benfeita e União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra, assim como a localidade de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital. A população a servir totalizará no horizonte do projeto (30 anos) cerca de 2.900 habitantes.

Pode ler a notícia completa na edição digital e impressa do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.