Portugal é dos países europeus onde o turismo internacional mais cai este ano devido à pandemia, com um decréscimo de 40% no número de visitantes, apenas superado por Espanha e Itália, de acordo com estudo da Oxford Economics.
Segundo o estudo desta consultora britânica sobre os impactos da covid-19 no turismo europeu, datado do início do mês, em Portugal deverão registar-se menos sete milhões de entradas internacionais este ano, em comparação com 2019.
Em termos percentuais, Portugal é igualado pela França e apenas superado na redução dos visitantes por Itália (com uma queda de 49%, menos 31 milhões de visitantes) e por Espanha (recuo de 42%, menos 34 milhões de visitantes), que são desde logo os mais afetados pela pandemia, seja em número de mortes ou de casos.
Juntamente com Itália e Espanha, Portugal é um dos países onde o Produto Interno Bruto (PIB) mais depende do turismo, num total de 16,5%, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.
Assumindo que a covid-19 afeta o turismo europeu durante oito meses (fevereiro a setembro), contando com as fases de confinamento e de levantamentos faseados das restrições, esta entidade estima uma queda de 39% nas viagens de turismo para toda a Europa em 2020, comparando com o período homólogo anterior, o equivalente a menos 287 milhões de chegadas internacionais.