Praça do Forte receberá o nome de João Ataíde

Posted by
Spread the love

A praça do Forte vai passar a ostentar o nome de João Ataíde. O autarca presidia à Câmara da Figueira da Foz quando a zona foi requalificada. A proposta já foi submetida à comissão de toponímia. O executivo camarário pretende descerrar a respetiva placa no Dia da Cidade, que se celebra a 24 de junho.

“A praça é um dos espaços nobres da cidade. Por isso, achámos que é o espaço indicado para a homenagem [póstuma] merecida”, defendeu a vereadora Mafalda Azenha, titular do Pelouro da Toponímia, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.

São vários os ex-presidentes da Câmara da Figueira da Foz com o seu nome na toponímia local. A nova Ponte dos Arcos esteve perto de receber o nome de Duarte Silva, falecido em 1 de abril de 2011, mas não houve consenso na Assembleia Municipal.

“O facto de Duarte Silva não estar na toponímia deve-se aos membros do PSD na AM e à liderança local do partido da altura”, atirou o presidente da câmara, Carlos Monteiro.

À época, Miguel Almeida liderava a Concelhia social-democrata e era vereador. “A resposta que se quer ouvir do presidente da câmara é se entende ou não se Duarte Silva deve fazer parte da toponímia. Se entender que sim, que faça a proposta, que é para isso que ele governa”, desafiou.

O atual presidente da Concelhia do PSD, Ricardo Silva, por seu lado, defendeu que este é tempo para se falar da covid-19 e das suas consequências económicas para o concelho. O resto, rematou, “são manobras de diversão perante a crise”.

Os vereadores Carlos Tenreiro e Miguel Babo, por sua vez, através do primeiro, defenderam que “Duarte Silva também deveria ser alvo de uma homenagem”.

Notícia completa nas edições impressa e digital

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.